Minoxidil faz nascer cabelo mesmo?

Minoxidil faz nascer cabelo mesmo?

Entenda como ele funciona

Em primeira instância, o medicamento, era usado para tratar de pessoas que tinham pressão alta, uma vez que ele dilata os vasos sanguíneos para ampliar a quantidade de sangue que deve chegar ao coração e, por consequência, diminuindo a probabilidade de infarto. Porém, com o passar do tempo, foi observado que os os pacientes que usavam Minoxidil para a hipertensão apresentavam crescimento intenso dos cabelos.

Dessa forma, com o nome comercial Minoxidil Rogaine, esse medicamento foi o primeiro desse segmento a ser oficialmente registrado e a ter efeitos comprovados contra a calvície. Ao longo das décadas, o Minoxidil passou a ser vendido em diversos países, por novas marcas e até por fórmulas manipuladas.

O Minoxidil é uma pró-droga que é transformado na sua forma ativa na raiz do pelo por uma enzima conhecida como sulfotransferase, ou seja, ele atua somente em folículos vivos, isso quer dizer que dependendo da situação do paciente, o resultado pode não ser o mesmo.

E para manter os folículos vivos e saudáveis não esqueça de manter uma alimentação equilibrada e se precisar suplemente com alguma vitamina para cabelo.

Mecanismos de Ação descritos até o momento

Tem efeito vasodilatador favorecendo o aporte de sangue e consequentemente de nutrientes para o folículo piloso.

Além disso, ele estimula o fator de crescimento endotelial vascular o que aumenta os vasos sanguíneos ao redor do folículo processo conhecido como angiogênese

Aumenta a duração da fase de crescimento do cabelo (fase anágena), reduz a duração da fase de queda (telógena) e aumenta a espessura dos fios finos.

No início do tratamento pode-se notar um aumento da queda inicial pois favorece a entrada na fase telógena de alguns fios que estejam terminando a sua fase de crescimento.

Medicamentos que aumentam a enzima responsável pela sua ativação como a tretinoína podem aumentar o efeito do minoxidil e medicamentos que reduzem essa enzima como o AAS podem reduzir o seu efeito.

Perguntas frequentes

  • Minoxidil faz cair o cabelo?

Sim. No início do tratamento o produto faz cair os fios que são mais fracos para que possam nascer fios mais resistentes e maiores. Este é um efeito temporário e tem duração de no máximo um mês.

  • Minoxidil causa impotência?

Não. Por mais que seja um produto com hormônios, o medicamento minoxidil não ocasiona impotência sexual, diferente de alguns relatos com outras substâncias como Finasterida.

  • Minoxidil pode ser usada nos cílios e sobrancelhas?

Sim. Já existem versões específicas para utilização em sobrancelhas.

  • Minoxidil faz mal?

As versões de conta gotas e spray não fazem mal para a saúde. Mas no caso do medicamento em forma de comprimidos, é preciso do acompanhamento médico.

  • Quanto tempo o minoxidil começa a fazer efeito?

No primeiro ciclo do eflúvio telógeno, dependendo de cada pessoa isso pode variar de 2 a 4 meses.

Gostou de saber disso? Marque um amigo que está querendo ter mais cabelo!

 

Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook e Instagram.
Receba as dicas da Dra. Michelle