Câncer de mama, saiba como identificar com autoexame

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Cerca de 80% dos casos de tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar as mamas, por isso o autoexame é tão importante.

Autoexame, você sabe como ele deve ser feito?

👉 Observe de frente para o espelho todas as características das suas mamas. O bico dos seios, a superfície e o contorno. Depois levante os braços e veja se o movimento altera a região do contorno das mamas;
👉 Deite-se e com a mão direita, apalpe a mama esquerda, com movimentos suaves e circulares e aperte delicadamente com a ponta dos dedos;
👉 Deite-se e com a mão esquerda, apalpe a mama direita. Faça o mesmo processo descrito no item acima;
👉 Durante o banho, com a pele ensaboada, levante o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda sobre a mama direita e estenda até a axila. Faça a mesma coisa no outro seio.

Receba as dicas da Dra. Michelle