COLÁGENO E PELE

 

O colágeno é uma proteína abundante no nosso corpo naturalmente sintetizado pelo organismo. Para isso, além dos aminoácidos, é preciso vitamina C, vitamina A, zinco e cobre, entre outros nutrientes. Estudos recentes têm demonstrado que a suplementação de colágeno pode trazer benefícios para a elasticidade da pele, hidratação, densidade de colágeno dérmico e auxiliar na cicatrização.

O colágeno e os diferentes estágios da vida

A família do colágeno representa cerca de 35% do total de proteínas em nosso corpo. Na pele, essas proteínas são formadas principalmente por colágeno tipo I (85%) e III (15%). Porém, há 28 tipos de colágeno.

A síntese de colágeno varia durante os diferentes estágios da vida, e a proporção entre os tipos na pele também muda conforme a idade. A pele jovem é composta, em média, de 80% tipo I e 15% tipo III. Com o passar dos anos, a capacidade de reabastecer colágeno diminui naturalmente cerca de 1,5% ao ano, e as fibras tornam-se mais espessas e curtas, resultando em perda de tipo I e desequilíbrio na proporção entre os tipos. Com o envelhecimento, a produção de colágeno é reduzida: aos 30 anos o corpo pode sofrer uma perda anual de aproximadamente 1% e aos 50 anos, a produção média de colágeno passa a ser apenas 35%.

Alguns mecanismos são propostos para o efeito do colágeno na pele

1.   Os fragmentos de colágeno podem agir como precursores da síntese do colágeno na pele

2.   Fragmentos de colágeno podem estimular a produção de colágeno e proteoglicanos na pele

3.  O colágeno e seus fragmentos podem aumentar a renovação celular da pele 

Como escolher um suplemento com colágeno para pele?

Prefira suplementos que trazem peptídeos de colágeno hidrolisado. Como os peptídeos possuem tamanho bem menor, o que favorece a sua absorção superior. Um benefício maior pode ser obtido com um suplemento que também contenha vitaminas e ingredientes que complementam a sua ação.

Existem alguns tipos de peptídeos de colágeno e temos que ficar atentos as suas dosagens ideais que podem variar. Por exemplo, para ter os benefícios é necessário o consumo diário de 8-10g de colágeno hidrolisado, como o Peptan®, e no caso do colágeno hidrolisado Verisol® 2,5g.

 

Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Receba as dicas da Dra. Michelle