O que é Dermatite atópica?
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um dos tipos mais comuns de dermatite. É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.
Causas
A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que uma combinação de pele seca e irritável com um mau funcionamento no sistema imunológico do corpo esteja entre as causas mais prováveis.
A maioria dos especialistas também acredita que a dermatite atópica tenha uma base genética. Dessa forma, as causas deste tipo de eczema estariam atreladas às causas da asma e da rinite alérgica. Porém, com manifestação clínica variável, ou seja: nem todas as pessoas com dermatite atópica apresentam asma ou rinite alérgica, e nem todas as pessoas com essas doenças desenvolvem dermatite atópica. É relevante para o diagnóstico o fato de essas doenças estarem presentes em conjunto em famílias de pessoas afetadas.
Fatores de risco
Os médicos elencaram alguns fatores de risco para o desenvolvimento de dermatite atópica, que incluem:
- Alergia a pólen, mofo, ácaros ou animais
- Contato com materiais ásperos
- Pele seca
- Exposição a irritantes ambientais
- Exposição à água
- Fragrâncias ou corantes adicionados a loções ou sabonetes
- Estresse
Sintomas de Dermatite atópica
Dermatite atópica é caracterizada pelo surgimento de pele muito seca com prurido importante que levam a lesões escoriadas, além de outros sintomas, a exemplo de:
- Secreção ou sangramento da orelha
- Áreas esfoladas da pele causadas por coceira
- Alterações na cor da pele
- Pele mais clara ou escura que o seu tom normal
- Vermelhidão ou inflamação da pele ao redor das bolhas
- Áreas espessas ou parecidas com couro, que podem ocorrer após irritação e coceira prolongadas
Diagnóstico
Não há nenhum exame específico para diagnosticar definitivamente a dermatite atópica, ou seja: o diagnóstico é clínico e feito pelo médico, através do exame da pele ou durante uma consulta de rotina, em que se consideram o histórico médico e familiar do paciente.
Tratamento de Dermatite atópica
O tratamento de dermatite atópica é feito geralmente à base de medicamentos tópicos como corticoides e imunomoduladores e muito hidratante. Anti-histamínicos tomados por via oral podem ajudar com a coceira que acompanha essa doença. .
Convivendo com a dermatite
Cuidar da sua pele em casa pode diminuir a necessidade de medicamentos. Evite coçar as erupções. Adote algumas medidas para melhorar a recuperação. Veja exemplos:
- Mantenha sua pele hidratada (com óleos ou cremes hidratantes). Use pomadas (como vaselina), cremes ou loções de duas a três vezes ao dia. Os hidratantes não devem ter álcool, perfumes, fragrâncias, corantes ou outras substâncias químicas. Um umidificador em casa também pode ajudar
- Evite banhos muito quentes e demorados, não use sabonetes direto na pele lesionada
- prefira loções de limpeza
- Alivie a coceira usando compressas frias e fazendo uso de medicamentos anti-histamínicos para reduzir a coceira grave
- Mantenha as unhas das crianças curtas. Pense na possibilidade de usar luvas leves se a coceira durante a noite for um problema.
Evite agentes que agravem seus sintomas, como:
- Tecidos irritantes, como lã
- Sabonetes ou detergentes fortes, bem como produtos químicos e solventes
- Alterações súbitas na temperatura corporal e estresse, que podem causar suor e piorar ainda mais a situação
- Desencadeadores de sintomas alérgicos
- Ao tomar banho:
- Mantenha o contato com a água o mais breve possível e use menos sabonete que o normal. Banhos curtos e frios são melhores que banhos longos e quentes
- Não esfregue ou seque a pele com muita força ou por muito tempo. Jamais use buchas vegetais ou esfoliantes
- Após o banho, é importante aplicar cremes, loções ou pomadas hidratantes na pele enquanto ela estiver úmida. Isso ajuda a reter a umidade na pele.