Estrias: qual é o melhor tratamento? É possível remover essas marcas?

Estrias são cicatrizes que surgem devido à degradação das fibras de colágeno e elastina na pele. Embora bastante frequentes, podem gerar um grande incômodo estético.

1. O que é estria?

As estrias são depressões lineares na pele, que se formam em áreas propensas ao estiramento da pele. Essas marcas surgem na cor avermelhada ou arroxeada. Já as mais antigas são de tonalidade branca, atróficas e com um leve enrugamento.

2. Por que as estrias surgem?

As estrias surgem devido à degradação das fibras de elastina presentes na pele, que são responsáveis pela sua sustentação e elasticidade, que são resistentes, mas não suportam por muito tempo. Quando a pele estica de forma excessiva há o aparecimento dessas lesões.

3. Onde surgem?

As estrias podem surgir em qualquer lugar do corpo, porém, são mais comuns em lugares que sofrem com o esticamento da pele, como:
– Braços;
– Barriga;
– Glúteos;
– Coxas;
– Seios;
– Costas.

4. Quais são os sintomas?

As lesões podem apresentar coceira principalmente nas fases iniciais.

5. Quais são os estágios de estria?

A estria começa como uma inflamação, em que as marcas ficam com a coloração avermelhada ou arroxeada – que levam o nome de estrias recentes. Após um tempo, elas cicatrizam e se transformam em linhas brancas – que são chamadas de estrias antigas.

6. Quais são as causas da estria?

Embora as causas que levam ao aparecimento de estrias ainda não estejam bem esclarecidas, alguns estudos indicam que os hormônios diminuem a resistência do colágeno na pele em pessoas que são geneticamente predispostas ao problema. Isso acaba desencadeando uma inflamação e o rompimento das fibras elásticas e colágenas, consequentemente formando as cicatrizes. Além dos fatores genéticos, existem algumas condições que favorecem o surgimento das estrias:
– Crescimento na adolescência;
– Uso de corticoides;
– Ganho ou perda de peso de maneira rápida;
– Gravidez;
– Musculação intensa;
– Implantes mamários.

7. Como prevenir a estria?

Excluindo a causa genética, as estrias podem ser evitadas com alguns cuidados bem práticos com o corpo
– É muito importante manter o corpo sempre hidratado com um bom hidratante indicado pelo dermatologista;
– ingesta adequada de água
– Pratique exercícios físicos regularmente;
– Invista em uma alimentação balanceada para evitar ganho de peso excessivo

8. Quais são os tratamentos para acabar com as estrias?

O tratamento deve ser instituído o mais precocemente possível para que os resultados sejam mais satisfatórios. Dentre as opções disponíveis temos os melhores resultados com lasers fracionados. Além disso, pode-se realizar microagulhamento e em casa o uso de cremes com ácido retinoico e hidratação adequada também contribuem com o tratamento.

 

Aproveite e mande esse post para alguém que sofre com estrias.
Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook e Instagram.
Receba as dicas da Dra. Michelle