Acne e dieta: mitos e fatos sobre as causas da acne!

acne-e-dieta-mitos-e-fatos-sobre-as-causas-da-acne

Muitos fatores podem estar envolvidos nas causas da acne, que é uma doença inflamatória. Ela pode estar associada à patogenia, mas também à poluição, cosméticos, medicamentos, fatores mecânicos, familiares, hormonais e mais recentemente, hábitos de vida e estresse. A associação da acne com o tipo de alimentação é controversa de acordo com a literatura médica. Após diversos estudos, os alimentos que demonstraram uma possível associação com a acne foram:

Laticínios e sua relação com as causas da acne

Eles podem favorecer a acne através do aumento dos níveis séricos do fator de crescimento insulina-like (IGF-1). Leites industriais podem contribuir para o aumento da produção do sebo e consequentemente, da acne. Os leites desnatados são os principais associados à acne devido a fatores usados no seu processamento.

mitos-e-fatos-sobre-as-causas-da-acne-laticínios

Dieta hiperglicêmica

Dietas com altos índices glicêmicos estão associados à hiperinsulinemia que, seja na forma aguda ou crônica, pode ativar uma cascata hormonal com aumento de fatores de crescimento que na pele pode resultar em alterações no folículo piloso, o que favorece a acne. Estudos demonstram que dietas com baixo índice glicêmico diminuem a gravidade da acne e a sensibilidade à insulina.

mitos-e-fatos-sobre-as-causas-da-acne-dieta-hiperglicemica

Whey Protein

São proteínas do soro do leite usadas como suplementos para aumentar a massa muscular. Extratos da proteína do soro provenientes do leite da vaca podem conter até seis fatores de crescimento, que podem levar a um aumento de secreção de insulina pelo pâncreas e está relacionado à indução e piora da acne.

mitos-e-fatos-sobre-as-causas-da-acne-whey-protein

Apesar de na relação da acne com a alimentação ainda haver muitas controvérsias, manter uma alimentação saudável, com baixo índice glicêmico e evitar suplementos a base de Whey Protein em excesso são boas recomendações para o paciente em tratamento de acne.

atualizacao-medica-Michelle Diniz

Leia mais sobre o tema neste artigo:

Claudel JP, Auffret A, Leccia MT, Poli F, Dreno B. Acne and nutrition: hypotheses, myths and facts. JEADV, 2018: 32, 1631-7.

Nos acompanhe também nas redes sociais:

Facebook e Instagram.

Receba as dicas da Dra. Michelle