Olheiras: mitos e verdades

As olheiras costumam ser associadas apenas a noites mal dormidas. Porém, diversos outros fatores geram essas áreas mais escurecidas embaixo dos olhos.

Confira aqui mitos e verdades sobre as olheiras

Pepino melhora as olheiras? E se eu dormir bastante, ajuda? Será que é genético? Você já deve ter ouvido muita coisa sobre Olheiras por aí, mas você sabe o que é mito e o que é verdade?

Olheiras podem ser genéticas. VERDADE

Sim, a genética é uma das causas das olheiras. Elas são presentes em algumas etnias como árabes, turcos, povos andinos e indianos, pois costumam ter maior depósito natural de pigmento nessa região.

Rodelas de pepino gelado curam as olheiras. MITO

Qualquer compressa fria ou gelada tem um efeito de vasoconstrição, que diminui temporariamente o calibre dos vasinhos de sangue que irrigam a região das olheiras e, dessa forma, reduz o aspecto escuro e o inchaço. Mas é um efeito momentâneo e não específico de pepino.

Coçar os olhos piora as olheiras. VERDADE

Coçar ou esfregar os olhos excessivamente, como durante crises de alergias, podem piorar as olheiras devido à fricção da pele.

Óculos causam olheiras. MITO

Na verdade, as lentes tendem a causar uma sombra na pálpebra inferior. Dessa forma, quem já possui o problema acaba ficando com ele ainda mais em evidência, mas é só impressão.

Preenchimento é o melhor tratamento estético para olheiras. DEPENDE

O preenchimento é indicado para olheiras profundas mas no caso de olheiras vasculares ou melânicas os Lasers são mais indicados.

Cremes anti-olheiras substituem tratamentos estéticos. MITO

Nenhum produto tópico consegue agir tão profundamente na pele a ponto de diminuir suas rugas ou restaurar qualquer perda de volume, apenas tratamentos estéticos.

É normal crianças apresentarem olheiras. VERDADE

Ela pode ser genética ou adquirida. Deve-se a uma alteração vascular, aumento da pigmentação no local ou diminuição do tecido adiposo. Em crianças pode ser causada por congestão nasal e quadros alérgicos como asma, rinite ou dermatite atópica.

Se eu dormir bastante minhas olheiras somem. MITO

Uma boa noite de sono pode ajudar no aspecto das olheiras mas elas não desaparecerão se presentes

Hidradantes a base de dexpantenol clareia olheiras. MITO

O produto pode auxiliar no máximo à hidratação da região

A região ao redor dos olhos é mais sensível. VERDADE

A pele ao redor dos olhos é mais fina, sensível e não têm glândulas sebáceas, sendo mais seca que o restante do corpo.Deve-se, portanto utilizar produtos específicos para a região.

A alimentação interfere no aparecimento de olheiras. VERDADE

Elas pioram com a alimentação rica em açúcar e sal, pois, assim como o álcool, edemaciam a região tornando a pálpebra mais inchada e o pigmento depositado mais evidente.

Colher gelada retira olheiras. MITO

A colher gelada pode até amenizar o inchaço devido à diminuição temporária do calibre dos vasinhos de sangue que irrigam a região, mas não as retiram.

Cigarro e bebidas alcoólicas causam olheiras. VERDADE

As toxinas do cigarro diminuem a oxigenação da região, promovendo a má-circulação sanguínea e a desidratação da pele. Isso acelera a pigmentação dos tecidos, resultando na coloração escura da pele abaixo dos olhos.

O álcool também promove a desidratação da pele. Quando ingerido em grande quantidade, ele se transforma em gordura no organismo e ainda contribui com a retenção de líquido, resultando naquele aspecto de inchaço abaixo dos olhos.

Olheiras podem ser sinais de outras doenças. VERDADE

Elas podem ser um sinal de anemia, rinite e bronquite, por exemplo. É sempre bom procurar um médico especialista para avaliar o caso.

Receba as dicas da Dra. Michelle