Perda de cabelo X Perda de peso


Você sabia que a perda acentuada de peso faz com que você elimine mais do que medidas? A queda do cabelo é uma consequência  das dietas muito restritivas, aquelas em que você não ingere todos os nutrientes necessários para manter o organismo forte e saudável e também quando há perda de grande quantidade de peso muito rapidamente (>10% dos peso).

A privação alimentar diminui a ingestão de macro e micronutrientes essenciais, tais como proteína, vitaminas A, C, E e do complexo B, além de ferro e zinco importantes no formação e crescimento dos cabelos fazendo com que eles entrem precocemente na fase de queda processo chamado de eflúvio telógeno. Um exemplo da queda por emagrecimento é a que ocorre após cirurgias bariátricas nas quais ocorre uma perda de peso rápida e significativa e cerca de 2-3 meses após a cirurgia os pacientes observam uma queda importante dos cabelos.

Como evitar que os fios caiam?

Parece repetitivo, mas nós definitivamente  “somos o que comemos”. A verdade é a que a beleza e a saúde precisam vir de dentro. Assim, uma das melhores formas de evitar a queda dos fios é adotando uma alimentação equilibrada e capaz de fornecer todos os elementos para a nutrição do couro cabeludo e para o crescimento de fios resistentes.

Entretanto, a queda dos fios pode estar associada a diversas doenças e é preciso identificar a causa específica e tratar a patologia para resolver o problema.

Como combater a queda de cabelo?

O profissional mais qualificado para avaliar as causas da queda dos fios e propor um tratamento adequado é o dermatologista capilar. Durante a consulta, o médico realiza um exame conhecido como tricoscopia, que consiste em uma avaliação detalhada dos e cabelos e do couro cabeludo que permite identificar a causa do problema e tratar da melhor forma possível restaurando a saúde capilar. Durante a avaliação e tratamentos podem ser necessários exames de sangue para que as taxas de ferro e vitaminas possam ser avaliadas além da exclusão de doenças sistêmicas que também causam a queda de cabelo.

Evite usar medicamentos por conta própria mesmo que sejam vitaminas.Caso identifique tais sintomas, procure um médico dermatologista, que é especialista em pele, cabelo e unhas para avaliação, diagnóstico e tratamento! Quanto mais precoce for o tratamento, melhor o resultado.

 

Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Receba as dicas da Dra. Michelle